RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL - SAIBA COMO DAR A VOLTA POR CIMA E SE LANÇAR NO MERCADO
- Faculdade Gama e Souza
- 31 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Os noticiários trazem todos os dias e não é mais nenhuma novidade pra ninguém que a crise tem afetado todos os setores da economia. E este cenário, considerado nada favorável, tem, consequentemente, elevado a taxa de desemprego em todo o país.
Quem não conhece algum desempregado ou tem alguém em sua família ou conhecidos nesta situação? Ah, você é uma dessas vítimas, está disponível no mercado? Pois bem!
Com certeza, já deve ter se perguntado: o que fazer para reverter isso, sair desta situação, atrair a atenção do contratante, mostrar meu potencial e conquistar a tão desejada recolocação?
De acordo com especialistas do setor, o primeiro passo para a busca de um emprego é a calma, pois, mesmo com um cenário desfavorável, vivemos em um grande país, com um amplo mercado de trabalho, no qual as empresas sempre estão à procura de profissionais.
O segundo grande apoio para tentar sair desta situação são as mídias sociais. Isso mesmo! As mídias sociais se transformaram em grandes aliadas das áreas de RH na busca por candidatos, inclusive para cargos estratégicos e de gestão.
E as empresas brasileiras, dentre empresas de 12 países pesquisados, segundo a Robert Half, uma das maiores especialistas em seleção de executivos, são as que mais utilizam o Twitter, LinkedIn (a rede mais popular do mundo corporativo) e Facebook, enfim, as redes sociais, quando o assunto é seleção de candidatos.
Pois é. Se você ainda não tem, corre para fazer seu perfil numa mídia social, pois, com certeza, contará com uma opção a mais na hora de conquistar uma recolocação profissional.
Mas se você precisa de um empurrãozinho a mais para voltar a se empolgar, fique atento a algumas dicas e drible o pessimismo:
Mantenha um bom relacionamento com seu antigo gestor, pois em caso de cartas de recomendação, ele é a pessoa mais indicada para lhe ajudar.
Analise sua trajetória profissional e trace as metas futuras para sua carreira e corra atrás delas. Leia mais, estude mais, invista em cursos de aperfeiçoamento. Existem cursos on-line gratuitos para estes casos. Não fique parado.
Atualize seu currículo. Leia sobre isso e veja o que as empresas têm exigido em termos de formulação e redação de currículos.
Em processos seletivos, apresente seus pontos positivos e seja transparente quando for perguntado sobre seus pontos negativos, claro que sem dar muitos detalhes.
Não esqueça do peso do networking. Por isso, o bom relacionamento interpessoal é sempre bem-vindo. As pessoas próximas a você, quando avisadas, são potenciais pontos de apoio.
E não se esqueça: não deixe de investir em você, através de sua formação, portanto: estude! Essa postura pode ser um ponto bastante positivo no seu retorno ao mercado de trabalho. As empresas valorizam a dedicação e a vontade constante de crescer, ainda que em situações contrárias.
Boa sorte!

Comments