6 DICAS PARA ACABAR COM O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
- Faculdade Gama e Souza
- 18 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
O medo de falar em público, segundo estudos, superou o medo da morte. E o mercado de trabalho exige de seus colaboradores, cada vez mais, a capacidade de se expressar com clareza e objetividade.
Você tem medo de falar em público? Ou tem aquela apresentação para fazer e está com um friozinho na barriga? Calma, nós preparamos seis dicas para você deixar o medo de lado e começar a fazer apresentações incríveis.
1 – Tudo começa com um planejamento.
Saber o que falar é muito importante para que você esteja bem preparado do começo ao fim da sua apresentação, além de ajudar a contornar possíveis imprevistos. Escreva um roteiro com os principais tópicos que você irá abordar e procure entender a sua apresentação como uma história que deve ter começo, meio e fim.
2- Saiba com quem você está falando.
Bem, agora você já sabe o que falar, mas conhecer a audiência é muito importante para a sua apresentação, então, não se esqueça dela. Diferentes públicos exigem distintas abordagens, então, esses dados irão auxiliar no entendimento da linguagem e no ritmo que você terá que utilizar ao falar em público. Por exemplo, para um público mais descolado, você pode utilizar exemplos que se relacionem com o dia a dia deles e, na medida, é claro, o bom humor é muito bem-vindo. Entretanto, em uma apresentação para executivos, a formalidade e, muitas vezes, a apresentação de dados sobre o tema são importantes.
3 – Seja você.
A naturalidade na hora de se apresentar é a chave para cativar o seu público. Olhe para si mesmo e entenda qual é o seu estilo de comunicação, pois utiliza-lo irá deixar você mais seguro e a sua audiência sentirá isso na sua fala. Não tente seguir algum padrão, a artificialidade impacta diretamente na sua credibilidade perante o público.
4- Movimente-se.
Todos os seus movimentos durante uma apresentação são vistos por todos. Mas, fique calmo, isso faz parte e também pode te ajudar a prender a atenção do seu público. Atente-se aos seguintes pontos:
Não fique esfregando as mãos ao iniciar sua apresentação, isso pode demonstrar nervosismo e insegurança.
Lembre-se de que cada movimento seu precisa ter uma função, seja para destacar algo ou para prender a atenção de um público que se dispersou.
Você não deve ficar parado igual a um robô, mas o excesso de gesticulação e movimento não é interessante.
Evite mãos no bolso, braços cruzados ou ficar de costas.
5 – Utilize recursos visuais.
Estudos comprovam a importância de passar uma mensagem também de forma visual. Tenha sempre em mente que, independentemente do recurso visual que você escolher, ele deve complementar a sua fala e fazer total sentido durante a sua apresentação. Opte mais por imagens ao invés de texto, assim como letras de fácil visualização e cores que não cansem.
6 – A prática é a sua melhor amiga.
Agora você tem todos os dados teóricos para o sucesso da sua apresentação, porém, essa capacidade irá melhorar com a prática, pois você irá se conhecer melhor e saberá enfrentar possíveis imprevistos. Então, pratique em casa, para a família e peça para os amigos verem e analisarem. Tem alguma apresentação marcada? Confira novamente as nossas dicas e acrescente uma boa dose de otimismo. Depois conte para a gente como foi a sua experiência.
Até a próxima.

Comments