SEU PERFIL DIZ MUITO SOBRE VOCÊ, SABIA? ATÉ MESMO SE DEVE SER ADMITIDO OU NÃO POR UMA EMPRESA. FIQUE
- Faculdade Gama e Souza
- 18 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Você já parou para analisar seu perfil nas redes sociais? O que tem escrito? Como tem se comportado? O que tem falado? O que tem criticado? E as fotos que têm publicado, estão adequadas? Como se posiciona politicamente? Enfim, você mantém seu perfil atualizado?
Assim como os meios de comunicação se atualizam e se modernizaram, os processos de seleção também passam pelos mesmos processos e partem em busca de formas cada vez mais eficientes de chegar ao candidato ideal para cada tipo de situação e necessidade da empresa.
Hoje, participar de redes sociais/profissionais é forma mais atualizada de construir networking, buscar oportunidades no mercado e obter informações sobre os profissionais. Desta forma, as rede sociais são facas de dois gumes, ou seja, dependendo da maneira como ela é usada, pode lhe ajudar e, por um simples descuido, também pode prejudicar.
Você na mira dos recrutadores
Um estudo realizado pela Jobvite, empresa americana que desenvolve softwares de recrutamento, nos Estados Unidos, 93% dos recrutadores utilizam as redes sociais como ferramenta de busca por candidatos. E não para por aí! A pesquisa também aponta uma estimativa que mostra que 73% dos recrutadores investirão em recrutamentos pelas redes sociais nos próximos anos. Então, se você não tem um perfil, corra! Se já tem, administre-o da melhor forma possível, pois ele com certeza será a sua vitrine.
Utilizando a rede social como ferramenta de trabalho, os recrutadores aumentam o alcance da busca por profissionais e otimizam fases do recrutamento. Por isso, os candidatos precisam fazer o uso consciente deste meios e usá-los de com muito critério.
Tome nota
É sempre bom ficar atento a algumas dicas de bom uso da redes sociais, afinal, você pode ser prejudicado por uma postagem. Fique atento!
Nem tudo o que você pensa deve ser dito nas redes sociais. Sinceridade demais pode lhe prejudicar e muito e ainda causar uma péssima impressão.
De olho no português: erros de escrita e a utilização de uma linguagem grosseira podem prejudicar a sua imagem. Use sempre um corretor ortográfico em suas postagens;
Quando presente nas redes sociais, mantenha seu perfil atualizado. Comente posts, poste também e curta. Mantenha seu perfil vivo;
Esteja sempre presente nas páginas de empresas relevantes: estas empresas geralmente informam sobre possíveis vagas;
Evite o excesso de informação de caráter pessoal e informal; Poses sensuais e informais devem ser evitadas; Falar mal de antigos empregadores e do mercado de trabalho, nem pensar!
É bom lembrar que as empresas não querem funcionários que apresentem posturas inadequadas para compor sua equipe. Se os profissionais não se preocupam em cuidar de sua imagem e de seu marketing pessoal numa rede profissional, que é uma vitrine para sua recolocação, imagine como será sua postura, após sua contratação.
Portanto, todo cuidado é pouco, viu. Fique sempre atento ao que posta e mantenha sua imagem sempre em alta no mundo virtual.

Kommentare